Como acertar o ponto da carne

Para os que apreciam um churrasco é importante conhecer um pouco sobre o ponto da carne, pois cada ponto tem características e sabores diferentes.

Por isso vamos te instruir para identificar os diferentes pontos da carne, para você sempre acertar na hora do churrasco e suas carnes ficarem no ponto que você e seus convidados desejam comer.

Diferentes pontos da carne

Existem basicamente seis pontos diferentes da carne, confira:

1 – Selada:

Levemente selada na parte exterior tostadinha e com interior levemente aquecida.

Para preparar, você deve selar a carne, o que significa que deve deixar a superfície em contato com a chapa, frigideira ou churrasqueira muito quente, por um período curto de tempo.

Sua temperatura não deve passar de 50ºc.

2 – Malpassada:

A carne deve ficar com a parte exterior tostadinha e o miolo com grande parte do seu sangue ainda e com tom vermelho vivo.

O tempo do seu cozimento é de aproximadamente 03 minutos de cada lado. Sua temperatura não deve passar de 55ºc.

3 – Ao ponto para mal

A aparência é bem parecida com a da malpassada, ou seja, a parte exterior deve ficar tostadinha, o que muda é que as bordas são mais cozidas, deixando apenas o centro com tom avermelhado e um pouco de sangue.

4 – Ao ponto

Este é o ponto mais tradicional.

A carne ao ponto deve ficar com a parte exterior bem grelhada, as bordas ficam mais cozidas deixando o seu interior com um tom rosado e com pouco sangue.

Sua temperatura varia entre 60 a 65ºc.

5 – Ao ponto para bem

A carne deve ficar com a parte exterior bem grelhada, as bordas e o interior ficam mais cozidos onde deixa o miolo com um tom rosado bem sutil e resta pouco sangue a deixando mais rígida.

6 – Bem passada

A carne deve ficar com as bordas completamente tostadas e com interior completamente cozido. Não restou sangue na carne o que a deixou completamente rígida e ressecada. O segredo é não deixar o seu interior chegar a 70ºc.

Outra dica importante para te ajudar, a saber, como acertar o ponto da carne é saber a temperatura da carne que será levada para a churrasqueira, já que é recomendado que a mesma esteja em temperatura ambiente antes de ir para o fogo, pois isso vai garantir que ela fique no ponto ideal.

Então evite levar a carne da geladeira diretamente ao fogo.

Gostou de conhecer sobre o ponto da carne? Com estas dicas sobre como acertar o ponto da carne você já está preparado para agradar seus convidados.

Deixe seu comentário abaixo.

Talvez você se interesse por ler os outros artigos, confira:

Como acertar o ponto da carne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s